Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 17 de Julho de 2019 às 08h00

Abrafarma realiza pesquisa sobre cuidado farmacêutico

Até o dia 15 de julho, farmacêuticos de todo o país podem responder a uma pesquisa sobre as dificuldades encontradas junto às vigilâncias sanitárias para viabilizar serviços farmacêuticos, incluindo testes laboratoriais rápidos (TLR). A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com apoio do portal Farmacêutico Clínico. O objetivo é conhecer a realidade das farmácias na prestação de serviços de assistência clínica e suas dificuldades.

Para participar, basta responder ao questionário por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/servicosfarma. Todas as respostas recebidas são anônimas e serão analisadas e publicadas em um artigo especial sobre o tema. Essas informações ajudarão a subsidiar as discussões junto à autarquia, fornecendo evidências e dados reais sobre a realidade brasileira.

Os resultados serão apresentados à Anvisa no próximo dia 1º de agosto, quando será promovido um Diálogo Setorial para obter informações, críticas e sugestões sobre a utilização de em serviços de saúde. Com a medida, a agência espera orientar as próximas etapas da discussão sobre o aprimoramento do marco regulatório de serviços farmacêuticos e de laboratórios clínicos, relacionadas à revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2009 (Capítulo VI – Dos Serviços Farmacêuticos) e da RDC 302/2005, e que são temas da Agenda Regulatória 2017-2020 da Anvisa.

De acordo com a RDC 302, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de laboratórios clínicos, o teste laboratorial remoto (TLR) é aquele realizado por meio de um equipamento situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

Segundo a RDC 36/2015, entende-se por point-of-care testing (POCT) a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e/ou secretarias estaduais e municipais de saúde.

Link: https://www.profarma.com.br/pt/noticias/abrafarma-realiza-pesquisa-sobre-cuidado-farmaceutico

Veja também

Prescrição médica digital e farmácias: esta relação pode dar certo?13/06/19 A realidade, o dia a dia, o perfil das farmácias e drogarias no Brasil e também de seus clientes vêm mudando muito nos últimos anos. Com uma base atualizada em tempo real com referências de milhares de medicamentos, uma ferramenta tecnológica traz mais segurança para que o médico passe a prestar assistência. Ela mostra a posologia, possíveis interações medicamentosas, alertas de alergias, além de informações para o......
Medicamentos para hipertensão ganham novas regras após recolhimento17/05/19 Anvisa aprovou um novo regulamento sobre impurezas do tipo nitrosaminas A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (14), um novo regulamento sobre impurezas do tipo nitrosaminas em medicamentos......
Adianta caminhar? Adianta sim!26/09/19 Calce o tênis e siga adiante! A caminhada é sempre uma ótima opção e vamos dizer o porquê. Se para você praticar alguma atividade física é sinônimo de treino chato, falta de tempo, cansaço e até gasto de dinheiro, pode ir pensando em uma outra desculpa......

Voltar para Notícias