Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 11 de Julho de 2019 às 08h11

Anvisa disponibiliza o rastreamento de medicamentos por aplicativo

O processo ainda está sendo desenvolvido e o rastreamento de medicamentos deve estar em operação até 2022

Quem deseja ter mais controle sobre o medicamento que está tomando, agora já consegue. Um novo sistema de rastreamento foi criado para dar mais segurança ao consumidor e evitar a venda de medicamentos falsificados ou roubados.

A lei 11.903 que cria essa exigência foi sancionada em 2016. O processo ainda está sendo desenvolvido e implantado nas indústrias e tem que estar em operação até 2022.
Cada embalagem vai ganhar um código parecido com o ?QR?. Ali, estarão a data de validade, o lote e o número de série daquela caixa.

Os rastreamentos acontecerão por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, nos produtos farmacêuticos no território nacional. O código de barras bidimensional é a tecnologia para a captura e o armazenamento de instâncias de eventos necessários ao rastreamento de medicamentos.

O sistema de rastreamento foi desenvolvido em parceria pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), e pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

Fonte: G1

Veja também

A história do 1º homem a vencer a Aids24/04/19 Timothy Brown, o ?Paciente de Berlim?, conta como foi submetido a um tratamento inédito Simião Castro, O Estado de S.Paulo 22 de abril de 2019 | 03h00 Quem passa por Timothy Ray Brown jamais imagina que ele é a primeira pessoa na história a ter sido curada da Aids. O americano de Seattle, Washington, passou por um tratamento complexo e quase mortal para se livrar do HIV. Registrado na literatura médica como......
Adolescentes com sobrepeso têm risco elevado de doença cardiovascular16/05/19 Adolescentes com sobrepeso apresentam o mesmo risco de doença cardiovascular que jovens obesos, mostra pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Presidente Prudente e Marília. O estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São......
Anvisa recolhe 200 lotes de medicamentos para hipertensão10/05/19 Losartana e valsartana podem estar contaminadas com substância relacionada ao câncer A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem adotando uma série de medidas após a detecção de impurezas, chamadas de nitrosaminas, nos princípios ativos......

Voltar para Notícias