Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 18 de Abril de 2019 às 09h49

Anvisa orienta sobre protocolização e fila expedientes

Graças a mais uma evolução no Sistema de Peticionamento Eletrônico da Anvisa, os documentos submetidos à análise da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde são peticionados e protocolizados eletronicamente desde a última segunda-feira (16/4).

Desde a última terça-feira (16/4), está em funcionamento peticionamento eletrônico com protocolo on line para petições primárias direcionadas à Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS). Tal mecanismo tem como regra a protocolização automática das petições, após o pagamento da Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS) no sistema bancário.

Algumas empresas mantêm, em suas rotinas regulatórias, um procedimento em que o pagamento da TFVS ocorre em data bastante anterior ao envio da documentação para a Anvisa. Com a implantação do protocolo on line, aquelas petições manuais realizadas antes do dia 16 de abril para as quais as empresas ainda não haviam protocolizado os documentos físicos, mas que tiveram o pagamento da TFVS executado, geraram um protocolo eletrônico sem a documentação de instrução processual, um comportamento com feito já esperado do novo mecanismo de protocolo.

As petições na situação descrita poderão ser protocolizadas normalmente junto à Anvisa. A área de produtos para saúde acompanhará esses protocolos e encaminhará as análises das petições atendendo aos prazos e à ordem cronológica de protocolização física na Anvisa. As datas de entrada desses expedientes no sistema de peticionamento eletrônico serão ajustadas para as datas de efetivo protocolo da documentação física.

Agilidade
Para tornar o processo mais ágil, as empresas podem optar por não pagar a TFVS e desconsiderar a petição gerada antes de 16 de abril. Na sequência, devem encaminhar o peticionamento eletrônico com protocolo on line, que gerará a protocolização automática após pagamento da nova guia de TFVS.

Fonte: Ascom/Anvisa
Link: http://portal.anvisa.gov.br/noticias

Veja também

Crescimento do setor de Dispositivos Médicos foi de 13,5% em 201820/03/19 O setor de Dispositivos Médicos registrou alta de 13,5% no acumulado de 2018, segundo dados que acabam de ser divulgados no Boletim Econômico da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde ? ABIIS. Só no ano passado, este mercado movimentou US$ 10,5 bilhões. As importações tiveram uma elevação de 21,8% no ano, totalizando US$ 5,4 bilhões. Já a produção nacional ? que representa uma fatia maior do setor com......
Autorregulação e regulação da indústria farmacêutica31/07/19 Enquanto há quem reclame da economia, a indústria farmacêutica não vê crise no mercado brasileiro. Estima-se que até 2021 o país ocupará a quinta posição no ranking de maiores mercados industriais farmacêuticos, o que nos rendeu o apelido de país......
Sistema permite avaliação da cultura de segurança do paciente19/09/19 Ferramenta gera relatórios de análises sobre a cultura da segurança do paciente em hospitais, em tempo real. Lançamento marca comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente. A Anvisa e o Grupo de Pesquisa QualiSaúde da Universidade Federal do Rio......

Voltar para Notícias