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Postado em 13 de Junho de 2019 às 09h25

Prescrição médica digital e farmácias: esta relação pode dar certo?

A realidade, o dia a dia, o perfil das farmácias e drogarias no Brasil e também de seus clientes vêm mudando muito nos últimos anos.
Com uma base atualizada em tempo real com referências de milhares de medicamentos, uma ferramenta tecnológica traz mais segurança para que o médico passe a prestar assistência. Ela mostra a posologia, possíveis interações medicamentosas, alertas de alergias, além de informações para o paciente sobre o medicamento e as formas corretas de administração, que podem ser enviadas por SMS. Isso, aliás, é um ponto essencial no quesito saúde, pois 38% dos erros ocorrem durante a administração do medicamento.
O fato dos médicos e instituições de saúde usarem a plataforma de prescrição digital também afeta de maneira muito positiva o dia a dia das farmácias. Isto porque evita a venda de medicamento incorreto para o paciente, pois a grafia pouco legível - a famosa letra de médico - é um desafio constante para quem está do outro lado do balcão.
Se o farmacêutico não entende a dosagem correta, o peso do paciente ou até mesmo o nome do medicamento, pode acabarfazendo escolhas erradas. De acordo com a KLAS, empresa de pesquisas e informações voltadas à área da saúde e tecnologia, 68% dos erros na terapia medicamentosa acontecem por incompreensão da letra na prescrição.
A farmácia não só vai eliminar os problemas de identificação e de rasuras com a escrita manual, como também vai aumentar a segurança da assistência ao paciente,
oferecer menor risco de confusão com medicamentos de nomes parecidos, integrar-se mais facilmente a sistemas de registros médicos e de suporte à decisão, será capaz de evitar erros de especificação, como os zeros complementares, terá condições para fazer uma análise imediata de dados e muito mais.
Um levantamento realizado na base de usuários da plataforma de prescrição digital da Memed mostrou que os farmacêuticos tiveram uma economia de, em média, 54 minutos por dia como resultado da distribuição mais rápida com os serviços de prescrição eletrônica.
Houve ainda uma redução de tempo de 43 minutos em um dia por realizar menos viagens para coletar formulários de prescrição de papel, por exemplo. Os pacientes também foram positivamente impactados: para 72% deles, os medicamentos estavam "prontos e esperando por eles quando chegaram à farmácia", com uma média de coleta de prescrição por volta de 20 minutos mais rápida do que anteriormente. Isso é agilidade e eficiência.
A adesão de uma plataforma de prescrição médica inteligente economiza não só tempo como também dinheiro às farmácias.
É fato que a drogaria, fora suas inúmeras outras atividades que vem agregando, tem assumido cada vez mais um papel de protagonista no cuidado do paciente. E com uma quantidade menor de prescrição médica errada, ilegível ou incompleta, além de prestar melhor assistência, consegue reduzir custos, vender mais, lucrar mais. É um cenário em que todos ganham.

Link: http://www.abradilan.com.br/#/noticia/8261

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