Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 05 de Junho às 16h33

Proibidos alimentos com Moringa oleifera

Decisão baseia-se no fato de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa oleifera em alimentos.

A Anvisa proibiu, nesta terça-feira (4/6), a fabricação, a importação, a comercialização, a propaganda e a distribuição de todos os alimentos que contenham Moringa oleifera, uma planta da família Moringaceae. A medida, que é válida para todo o território nacional, abrange tanto alimentos que contenham a Moringa oleifera como constituinte, em quaisquer formas de apresentação, como chá, cápsulas etc., quanto o próprio insumo.

A medida foi motivada pelo fato de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa oleifera em alimentos. Além disso, foi constatado que há inúmeros produtos denominados e/ou constituídos de Moringa oleifera que vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos, como por exemplo: cura de câncer, tratamento de diabetes e de doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

A Anvisa orienta que os cidadãos que adquiriram alimentos com Moringa oleifera não façam uso deles. Denúncias sobre a comercialização desses produtos podem ser feitas diretamente para as autoridades sanitárias locais ou para a própria Anvisa, por meio dos canais de atendimento da Agência.

As infrações sanitárias para estabelecimentos que realizam a venda irregular desses produtos estão descritas na Lei 6.437/1977. As multas variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Link: http://portal.anvisa.gov.br/noticias

Veja também

Autorização de Funcionamento: 1.350 novas farmácias no país24/04 Anvisa concede, de uma só vez, autorização que permite o funcionamento regular de 1.350 farmácias e drogarias no país. Uma alteração na regulamentação da Anvisa acelera a abertura de novas farmácias e permite a geração de empregos no país. Por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 275/2019, a Agência simplificou o procedimento para emissão da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) de farmácias e......
Anvisa finaliza fase de testes da rastreabilidade30/05 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de concluir a fase experimental do Sistema Nacional de rastreabilidade de medicamentos (SNCM), que contou com a participação de mais de 15 empresas, entre indústrias, distribuidoras, farmácias e......
Saem primeiros testes para a pílula anticoncepcional masculina28/03 Estudos mostram que medicamento parece ser seguro e eficaz quando ingerido diariamente Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Biomédicas de Los Angeles (LA BioMed) e da Universidade de Washington anunciaram os resultados de um estudo, na reunião anual da......

Voltar para Notícias