Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 24 de Julho de 2019 às 08h00

Seis em cada dez consumidores admitem comprar medicamentos genéricos

Dos entrevistados, 64,95% afirmaram que farmácias onde efetuaram suas compras praticam preços mais baixos que concorrentes e 63,45% afirmaram comprar medicamentos genéricos

?Os clientes das farmácias estão cada vez mais aceitando comprar medicamentos genéricos.? Esse é o resultado de uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IPEPEC), da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com quatro mil consumidores de farmácias em todo o País.

Segundo as respostas dos consumidores, 63,45% dos entrevistados compraram pelo menos uma unidade de genérico. Porém, os de marca continuam na preferência dos clientes, sendo que 63,55% compraram pelo menos uma unidade de marca.
Mas nos casos em que as pessoas adquiriram apenas um tipo de medicamento, o produto de marca volta a se destacar com 27,20% comprando apenas esse tipo de produto. Já 23,53% optaram apenas por genéricos e 4,60% por não medicamentos.

?Observa-se nesse ponto um aspecto interessante desse mercado, que é o crescimento dos medicamentos genéricos, porém ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca. Também se observa que a aquisição de não medicamentos normalmente vem associada a aquisição de medicamentos?, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Assim, entre os motivos do destaque desses medicamentos, com certeza está o preço. Contudo, na mesma pesquisa os consumidores ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão. Esses fatores deixaram vários outros de lado.

Consumo de medicamentos genéricos: opinião da população
Dos entrevistados, 64,95% afirmaram acreditar que as farmácias onde efetuaram suas compras praticam preços mais baixos que os concorrentes . Além disso, 24,50% apontaram a localização como fator importante para a escolha. Além desses fatores, foram considerados também: o estoque (6,25%), a facilidade de estacionar (1,58%), possuir atendimento da Farmácia Popular (1,35%) e o bom atendimento (0,88%).

A Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019 entrevistou quatro mil clientes, selecionados de acordo com os agrupamentos do mercado farmacêutico. Sendo assim: Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), Outras Redes Corporativas, Febrafar, Outros Agrupamentos e Farmácias do segmento Independentes. Os clientes foram entrevistados no momento que saíam das farmácias nas quais efetuaram a compra.

Fonte: Monitor Digital

Veja também

CFF lança pesquisa sobre termos para o Vocabulário terminográfico farmacêutico em libras13/09/19 O formulário sobre os termos para o Vocabulário terminográfico farmacêutico em libras é dirigido a farmacêuticos. Ele tem objetivo de identificar os termos mais utilizados na prática clínica durante o atendimento O Conselho Federal de Farmácia (CFF) disponibiliza uma pesquisa on-line para a seleção de termos que serão utilizados na publicação Vocabulário Terminográfico Farmacêutico em Libras ? ?FarmaLibras?. O......
Economia em medicamentos: pesquisa aponta busca por opções mais baratas11/07/19 Os clientes das farmácias estão cada vez mais aceitando os medicamentos genéricos. Esse é o resultado de uma pesquisa recente realizada pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com a Unicamp com 4.000 consumidores de......
Hiperidrose: oriente sobre tratamentos para produção excessiva de suor18/06/19 Apesar de benigna, doença pode causar uma série de constrangimentos sociais Quando esforços físicos são realizados ou em condições de estresse e calor excessivo, o suor é normal, já que é uma resposta do organismo na tentativa de manter a temperatura do......

Voltar para Notícias