Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 27 de Junho de 2019 às 08h05

Anvisa realiza coleta de dados sobre assistência farmacêutica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa às Vigilâncias Sanitárias (Visas) de estados e municípios que está disponível para preenchimento o formulário da consulta dirigida voltada para o levantamento de dados sobre a prestação de serviços de assistência farmacêutica.

O objetivo é coletar e validar informações para o aprimoramento da regulação voltada para este segmento. O levantamento começou nesta segunda-feira (17) e ficará disponível durante 45 dias, até 31 de julho. A coleta dos dados será realizada por meio de um formulário eletrônico específico para essa ação. Estão convidados a participar os responsáveis pelo licenciamento e fiscalização de farmácias de manipulação e drogarias de todo o País.

ara isso, durante a consulta dirigida serão recebidas contribuições em relação ao capítulo VI (sexto), referente aos serviços farmacêuticos, da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44, de 2009 ? esta norma trata das boas práticas que devem ser adotadas em farmácias e drogarias.

A responsável pela realização da consulta dirigida é a Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde (Grecs) da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa.

Esclarecimentos para o correto preenchimento do formulário sobre assistência farmacêutica
? O termo farmácia foi utilizado para designar farmácias de manipulação e drogarias;

? As atividades de assistência básica à saúde se referem às atividades que oferecidas pela farmácia para o paciente/usuário como: administração de medicamentos, aferição de parâmetros bioquímicos e biológicos, nebulização, realização de curativos e outras que estejam ligadas a profissionais de saúde. A assistência farmacêutica faz parte da assistência à saúde.

? Este questionário não tem o objetivo de avaliação, mas de conhecimento da realidade das vigilâncias sanitárias locais e sua relação com as normas vigentes sobre o tema.

Fonte: Anvisa

Veja também

Alimentação saudável poderia cortar gastos bilionários com saúde, diz estudo29/03/19 Pesquisadores americanos simularam o que aconteceria na economia dos EUA se o sistema de saúde subsidiasse custos da população com frutas e verduras. Já imaginou receber, junto da carteirinha do SUS, um cartão que dá desconto na feira? Tudo por um único motivo: fazer você comer de forma mais saudável ? e, por tabela, comprar menos remédio e ir menos ao médico. Essa foi a proposta de pesquisadores dos Estados......
França alerta sobre uso de ibuprofeno e cetoprofeno22/04/19 A Agência Nacional de Segurança do Medicamento e dos Produtos de Saúde (ANSM) da França fez uma advertência sobre os riscos do uso das substâncias ibuprofeno e cetoprofeno ? medicamentos com função analgésica, antitérmica e anti-inflamatória muito usados no......
Prescrição médica digital e farmácias: esta relação pode dar certo?13/06/19 A realidade, o dia a dia, o perfil das farmácias e drogarias no Brasil e também de seus clientes vêm mudando muito nos últimos anos. Com uma base atualizada em tempo real com referências de milhares de medicamentos, uma ferramenta tecnológica traz mais......

Voltar para Notícias