Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 27 de Junho de 2019 às 08h05

Anvisa realiza coleta de dados sobre assistência farmacêutica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa às Vigilâncias Sanitárias (Visas) de estados e municípios que está disponível para preenchimento o formulário da consulta dirigida voltada para o levantamento de dados sobre a prestação de serviços de assistência farmacêutica.

O objetivo é coletar e validar informações para o aprimoramento da regulação voltada para este segmento. O levantamento começou nesta segunda-feira (17) e ficará disponível durante 45 dias, até 31 de julho. A coleta dos dados será realizada por meio de um formulário eletrônico específico para essa ação. Estão convidados a participar os responsáveis pelo licenciamento e fiscalização de farmácias de manipulação e drogarias de todo o País.

ara isso, durante a consulta dirigida serão recebidas contribuições em relação ao capítulo VI (sexto), referente aos serviços farmacêuticos, da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44, de 2009 ? esta norma trata das boas práticas que devem ser adotadas em farmácias e drogarias.

A responsável pela realização da consulta dirigida é a Gerência de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde (Grecs) da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa.

Esclarecimentos para o correto preenchimento do formulário sobre assistência farmacêutica
? O termo farmácia foi utilizado para designar farmácias de manipulação e drogarias;

? As atividades de assistência básica à saúde se referem às atividades que oferecidas pela farmácia para o paciente/usuário como: administração de medicamentos, aferição de parâmetros bioquímicos e biológicos, nebulização, realização de curativos e outras que estejam ligadas a profissionais de saúde. A assistência farmacêutica faz parte da assistência à saúde.

? Este questionário não tem o objetivo de avaliação, mas de conhecimento da realidade das vigilâncias sanitárias locais e sua relação com as normas vigentes sobre o tema.

Fonte: Anvisa

Veja também

Anvisa finaliza fase de testes da rastreabilidade30/05/19 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de concluir a fase experimental do Sistema Nacional de rastreabilidade de medicamentos (SNCM), que contou com a participação de mais de 15 empresas, entre indústrias, distribuidoras, farmácias e hospitais. A Lei 13.410/2016 que criou o SNCM tem o objetivo de acompanhar os remédios em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo pela......
Vendas em farmácias crescem 9,7%, diz Abrafarma19/08/19 As vendas em farmácias cresceram devido a venda dos medicamentos isentos de prescrição e dos itens de Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos, diz Abrafarma O grande varejo farmacêutico nacional, que integra as 25 redes afiliadas à Associação Brasileira......
Genéricos são os mais buscados por brasileiros13/03/19 Do total de consumidores, 37% compraram medicamentos genéricos, 32% de marcas e 31% uma mescla dos dois tipos, segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrabar). De acordo com o......

Voltar para Notícias