Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 22 de Abril de 2019 às 08h19

Como rentabilizar ao máximo o checkout?

Por muito anos, o varejo trabalhou com planogramas que consideravam apenas o ponto natural de exposição de cada categoria. Aos poucos, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o shopper na loja. Em meio a tantas ofertas, é essencial que o checkout esteja bem organizado e com comunicação clara para que o consumidor encontre.

Por muito anos, o varejo trabalhou com planogramas que consideravam apenas o ponto natural de exposição de cada categoria. Aos poucos, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o shopper na loja.

Em meio a tantas ofertas, é essencial que o checkout esteja bem organizado e com comunicação clara para que o consumidor encontre os produtos facilmente. Deve-se utilizar mobiliário adequado à área destinada para a fila do caixa. Os chamados ?berços? ajudam a dar visibilidade aos diferentes segmentos.

Os produtos devem trazer algum benefício para a saúde ou para a beleza e devem ser maioria no sortimento, além de receber destaque na exposição, pois se relacionam melhor com o público-alvo da farmácia. É importante lembrar que marcas renomadas contribuem para a fidelização do shopper na hora de decidir onde comprar.

O checkout é o último momento de compra, onde o consumidor adquire o produto sem planejamento somente porque lembrou que precisava dele quando o visualizou na prateleira.

A necessidade de chamar a atenção de um consumidor pouco disposto a gastar tempo dentro de uma loja se faz ainda mais necessária quando se trata de farmácias. Enquanto em uma visita tradicional a um supermercado o cliente se dispõe a circular entre todos os corredores em busca de seus itens de compra, mais de 70% dos clientes da farmácia se direcionam diretamente ao balcão para comprar um medicamento ou vão até a área de perfumaria em busca de itens de higiene pessoal.



Fontes: Fini Brasil; e Instituto de Estudos em Varejo (IEV)
Link: https://guiadafarmacia.com.br/como-rentabilizar-ao-maximo-o-checkout/

Veja também

Campanha da USP de doação de dentes revela endereço da Fada do Dente07/05/19 As crianças que antes guardavam seus dentes de leite embaixo do travesseiro para a "Fada do Dente" agora já podem enviar os dentinhos diretamente para a fada. Ela mora na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e aguarda os dentes de todas as crianças para serem utilizados em pesquisas científicas. A campanha ?O Endereço da Fada do Dente? foi lançada este mês pela faculdade para......
Anvisa proíbe testes rápidos em farmácias19/06/19 Testes laboratoriais remotos são uma forma de ampliar o atendimento à população, aumentando acesso e ampliando escopo de benefícios, se aplicados da forma correta O Ofício 4/2019 proíbe farmácias e drogarias de todo o País a oferecer exames rápidos à......
82,65% dos médicos usam tecnologias no dia a dia da assistência aos pacientes16/04/19 Seja para observação dos pacientes ou para otimizar as consultas, os médicos do estado de São Paulo têm as novas tecnologias incorporadas ao seu dia a dia. Hoje, são 82,65% os que registram usá-las em seus consultórios, clínicas ou hospitais. Os dados são......

Voltar para Notícias