Quero ser cliente
Central de Vendas 54 99694 8391
Postado em 14 de Março de 2019 às 11h36

Sutilezas letais: os sintomas menos conhecidos do infarto

Dor e aperto no peito que irradiam para o braço esquerdo e pescoço são os sintomas mais comuns e conhecidos de um infarto do miocárdio, popularmente chamado de ataque do coração. Quando esses sinais se manifestam, quase todo mundo sabe que é preciso buscar socorro médico imediatamente.

No entanto, poucos conhecem a existência de outros sintomas, mais sutis, que também podem indicar a iminência ou início de um acidente cardiovascular. Falta de ar, cansaço, azia e dor na mandíbula estão entre eles.

O problema dessas manifestações, em especial quando uma ocorre isoladamente, é que as pessoas não a associam ao infarto. Costuma-se achar que um analgésico ou antiácido resolverá a situação.

Por isso, é importante a conscientização sobre a necessidade de também procurar atendimento médico nesses casos. Não vale a pena correr o risco de subestimar as reações do organismo. Afinal, metade das mortes por ataque cardíaco acontece nas primeiras horas depois dos sintomas iniciais.

Quanto mais rápido for o socorro, maiores as chances de sobrevivência e menor a probabilidade de sequelas.

Adotar uma providência com agilidade é importante para preservar vidas. Quando se trata do coração, é muito melhor pecar pelo excesso de cuidado, porque a negligência no socorro pode ser letal.

*Dr. Ricardo Pavanello, membro da Diretoria da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Fonte: Saúde Abril
Link: https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/sutilezas-letais-os-sintomas-menos-conhecidos-do-infarto/

Veja também

Adolescentes com sobrepeso têm risco elevado de doença cardiovascular16/05/19 Adolescentes com sobrepeso apresentam o mesmo risco de doença cardiovascular que jovens obesos, mostra pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Presidente Prudente e Marília. O estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp), foi desenvolvido com 40 adolescentes com idades entre 10 e 17 anos e comparou resultados de testes cardíacos entre grupos de obesos e com excesso......
Farmácia Popular atende cerca de 50 milhões de pessoas22/03/19 Benefícios do Programa Farmácia Popular envolvem a garantia de acesso à saúde por grande parte da população brasileira Segundo o diretor da MSD Assessoria, Márcio Duque, que palestrou sobre Critérios de Utilização do Sistema Antifraude no Farmácia Popular,......
Medicina Diagnóstica: mercado e tendências22/03/19 Na semana passada fomos convidados a participar do 1?Bootcamp Abramed de Jornalismo em Saúde. A iniciativa teve como objetivo aproximar os veículos de comunicação dos principais executivos das marcas associadas. Na manhã de palestras, foram abordados temas de......

Voltar para Notícias